Avatar
(24) 99301-9864

Conheça Paraty

Saiba mais sobre a história da nossa cidade.. 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Paraty não tem somente belíssimas praias. Do lado contrário do mar, avistam-se paisagens formadas por montanhas que oferecem diversas opções de trilhas, uma delas, a mais conhecida e atraente, é a do "Caminho do Ouro", usado na época da colonização como rota para levar ouro de Minas a Portugal. Continuando na época da colonização, Paraty também é conhecida pelo seu centro histórico, todo em estilo colonial e ainda com ruas feitas com grandes pedras desordenadas.

Fundada no século XVI, mantém as características originais de 500 anos atrás, que pode ser observado nos prédios, casarões e nas igrejas, construídas com misteriosos símbolos maçônicos para enfeitar as paredes, e ainda com a depressão típica do meio fio que permite a invasão das águas do mar em mares de lua cheia, tanto é que hoje, o centro histórico de Paraty é considerado pela UNESCO "o conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso" e é Patrimônio Nacional tombado pelo IPHAN. A proibição do tráfego de automóveis no Centro, contribuiu para a preservação local.

O Centro Histórico de Paraty remonta aos idos de 1820, quando suas ruas já possuiam seu calçamento "pé de moleque". A presença das águas, com a invasão das marés na lua cheia, a cultura do café e da cana, o porto e seus piratas, a maçonaria determinaram o traçado do Centro Histórico de Paraty. As ruas foram todas traçadas do nascente para o poente e do norte para o sul. Todas as construções das moradias eram regulamentadas por lei, podendo pagar com multa ou prisão, quem desobedecesse as determinações.

A maçonaria deixou sua forte marca nas fachadas dos sobrados com desenhos geométricos, em relevo. O Centro Histórico, considerado pela UNESCO como "o conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso" é Patrimônio Nacional tombado pelo IPHAN.

Sua ruas, protegidas por correntes que impedem a passagem dos carros, preservam ainda o encanto colonial, aliado a um variado comércio e a expressões culturais e artísticas muito intensas.
Os carros apenas podem circular pelas ruas que fazem limite com o Centro: Patitiba, Domingos G. de Abreu, Aurora e Rua Fresca.

 

A população paratyense está adaptada aos visitantes e turistas de todos os cantos do mundo, gerando serviços e eventos que atende aos variados públicos e idiomas. Um evento muito importante e que acontece com frequência no cento histórico e o free walking tour, um passeio gratuito a pé no centro histórico de Paraty, a melhor maneira de ficar por dentro de todos os detalhes da história desse lugar magnifico. Saiba mais sobre esse projeto clicando aqui.

 

Paraty, Patrimônio Mundial da Unesco espera por você! Venha nos fazer uma visita e se encante com nossa cidade.

 

    

 


Veja a localização de Paraty no mapa

BR